Nº de atendimentos especializados de odontologia dobra no SUS de Campinas, mas pacientes relatam demora com senhas; entenda
Nº de atendimentos especializados de odontologia dobra no SUS de Campinas, mas pacientes relatam demora com senhas; entenda
Consultas registraram aumento tanto no Centro de Especialidades Odontológicas quanto nos Centros de Saúde; saiba qual é a diferença. Coordenadora de saúde bucal disse que senha não deve ser 'cerca elétrica'. Atendimentos odontológicos pelo Sistema Único de Saúde em Campinas aumentam em 2023
O número de atendimentos especializados de odontologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas (SP) dobrou em um intervalo de dois anos. No entanto, pacientes relatam demora e dificuldade no atendimento com a distribuição de senhas. Entenda abaixo.
De acordo com dados obtidos via Lei de Acesso a Informação (LAI) pela EPTV, afiliada da TV Globo, com o governo municipal, foram 5,6 mil consultas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em 2021, enquanto que, no ano passado (até novembro), o índice chegou a 11,5 mil. Veja detalhes:
2021: 5634
2022: 7674
2023: 11.563
Existem dois tipos de atendimento odontológico na rede pública de Campinas: via Centro de Especialidade Odontológica ou pelo Centro de Saúde (CS). Mas, afinal, qual é a diferença? ????
De acordo com a Secretaria de Saúdde, o CEO é usado para o atendimento de maior complexidade como cirurgia oral menor, tratamento de canal, implante e prevenção de câncer bucal. Já o CSs é referência para a consulta de de emergência, ações preventivas, prevenção, atendimentos domiciliares, e odontopediatria.
Para ser atendimento no centro de especialidade, o paciente necessariamente precisa ser encaminhado primeiro pelo centro de saúde.
No caso dos atendimentos em CS, o número também aumentou. Segundo a administração, o salto de 2021 para 2022 foi de 9,8%, passando de 128,8 mil consultas para 141,5 mil.
Quais são os serviços especializados mais buscados na rede pública? ????????
Radiografia
Selamento provisório de dengue
Extração de dente
Curativos
Medicação
Quais são os problemas de atendimento que os pacientes sofrem? ????
No Centro de Saúde do Jardim Fernanda, o atendimento começa às 7h30, mas a paciente chegou às 2h30 porque, segundo o relato dela, a quantidade de senhas é muito limitada.
"São 20 fichas para o acolhimento e para o dentista são só três. Então tem dia que você chega aqui, já tem três esperando, aí tem que ir embora. Você chega primeiro e espera até a hora do almoço para chamar", disse.
O mesmo aconteceu com outra paciente na mesma unidade. "Cheguei aqui e já tinham três pessoas, então eu tive que ir embora, é humilhante", desabafou.
As filas para o atendimento foram registradas pela EPTV em vários postos de saúde de Campinas. "Às vezes quando a gente vem é uma, duas ou três fichas por dia e quando chega já tem gente. Ou você dorme aqui ou você não tem atendimento nenhum", explicou a dona de casa Cleonice de Jesus Silva.
Alguns telespectadores enviaram mensagens à reportagem e relataram que chegaram a ter consulta agendada para 2025. No Centro de Especialidades Odontológicas, a informação também é de muita demora.
"Eu demorei quase um ano para conseguir, porque é muita gente. Aí tem gente que precisa mais, mas aí eu fui chamada", contou a dona de casa Marilene Silva, que foi trocar a prótese.
Quais são as explicações da prefeitura? ????
A coordenadora de saúde bucal de Campinas, Isabella de Oliveira, afirmou que a Secretaria de Saúde tem feito "força" para ampliar o acesso e a oferta. Segundo ela, "algumas unidades" usam a estratégia da senha para organizar a demanda, mas não é para limitar o acesso da pessoa.
"A nossa intenção é que não seja uma cerca elétrica. Mesmo que não tenha pego aquela senha, ela pode conversar com o dentista, ela vai ser acolhida".
A coordenadora ainda disse que os agendamentos nos centros de saúde já podem ser feitos pelo telefone 160.
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Consultas registraram aumento tanto no Centro de Especialidades Odontológicas quanto nos Centros de Saúde; saiba qual é a diferença. Coordenadora de saúde bucal disse que senha não deve ser 'cerca elétrica'. Atendimentos odontológicos pelo Sistema Único de Saúde em Campinas aumentam em 2023
O número de atendimentos especializados de odontologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Campinas (SP) dobrou em um intervalo de dois anos. No entanto, pacientes relatam demora e dificuldade no atendimento com a distribuição de senhas. Entenda abaixo.
De acordo com dados obtidos via Lei de Acesso a Informação (LAI) pela EPTV, afiliada da TV Globo, com o governo municipal, foram 5,6 mil consultas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em 2021, enquanto que, no ano passado (até novembro), o índice chegou a 11,5 mil. Veja detalhes:
2021: 5634
2022: 7674
2023: 11.563
Existem dois tipos de atendimento odontológico na rede pública de Campinas: via Centro de Especialidade Odontológica ou pelo Centro de Saúde (CS). Mas, afinal, qual é a diferença? ????
De acordo com a Secretaria de Saúdde, o CEO é usado para o atendimento de maior complexidade como cirurgia oral menor, tratamento de canal, implante e prevenção de câncer bucal. Já o CSs é referência para a consulta de de emergência, ações preventivas, prevenção, atendimentos domiciliares, e odontopediatria.
Para ser atendimento no centro de especialidade, o paciente necessariamente precisa ser encaminhado primeiro pelo centro de saúde.
No caso dos atendimentos em CS, o número também aumentou. Segundo a administração, o salto de 2021 para 2022 foi de 9,8%, passando de 128,8 mil consultas para 141,5 mil.
Quais são os serviços especializados mais buscados na rede pública? ????????
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Selamento provisório de dengue
Extração de dente
Curativos
Medicação
Quais são os problemas de atendimento que os pacientes sofrem? ????
No Centro de Saúde do Jardim Fernanda, o atendimento começa às 7h30, mas a paciente chegou às 2h30 porque, segundo o relato dela, a quantidade de senhas é muito limitada.
"São 20 fichas para o acolhimento e para o dentista são só três. Então tem dia que você chega aqui, já tem três esperando, aí tem que ir embora. Você chega primeiro e espera até a hora do almoço para chamar", disse.
O mesmo aconteceu com outra paciente na mesma unidade. "Cheguei aqui e já tinham três pessoas, então eu tive que ir embora, é humilhante", desabafou.
As filas para o atendimento foram registradas pela EPTV em vários postos de saúde de Campinas. "Às vezes quando a gente vem é uma, duas ou três fichas por dia e quando chega já tem gente. Ou você dorme aqui ou você não tem atendimento nenhum", explicou a dona de casa Cleonice de Jesus Silva.
Alguns telespectadores enviaram mensagens à reportagem e relataram que chegaram a ter consulta agendada para 2025. No Centro de Especialidades Odontológicas, a informação também é de muita demora.
"Eu demorei quase um ano para conseguir, porque é muita gente. Aí tem gente que precisa mais, mas aí eu fui chamada", contou a dona de casa Marilene Silva, que foi trocar a prótese.
Quais são as explicações da prefeitura? ????
A coordenadora de saúde bucal de Campinas, Isabella de Oliveira, afirmou que a Secretaria de Saúde tem feito "força" para ampliar o acesso e a oferta. Segundo ela, "algumas unidades" usam a estratégia da senha para organizar a demanda, mas não é para limitar o acesso da pessoa.
"A nossa intenção é que não seja uma cerca elétrica. Mesmo que não tenha pego aquela senha, ela pode conversar com o dentista, ela vai ser acolhida".
A coordenadora ainda disse que os agendamentos nos centros de saúde já podem ser feitos pelo telefone 160.
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