Rodovias de SP terão 649 novos radares em 2024, com investimento de R$ 196 milhões

Equipamentos serão instalados em rodovias de 14 regiões do estado, segundo edital. Além de fiscalizar a velocidade, radares farão leitura automática de placas e contagem de veículos. Rodovia Raposo Tavares Reprodução/DER-SP O governo do estado de São Paulo publicou, no último sábado (25), um edital de licitação para a instalação de 649 novos pontos de radares em trechos críticos de rodovias paulistas administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O investimento previsto é de R$ 196,8 milhões. Segundo a administração pública, São Paulo conta com quase 21,3 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, sendo 12,2 mil quilômetros sob responsabilidade do DER e 9 mil quilômetros geridos por concessionárias. A malha rodoviária sob jurisdição do departamento não possui equipamentos fixos em operação. Os 649 equipamentos serão instalados em rodovias de 14 regiões do estado — e a previsão é que a instalação ocorra no primeiro semestre de 2024. Além de fiscalizar a velocidade, os radares farão a leitura automática de placas, a contagem de veículos e também vão transmitir as informações em tempo real para o DER. Número de novos radares por região: São Paulo: 124 pontos de fiscalização Campinas: 71 pontos de fiscalização Taubaté: 67 pontos de fiscalização Rio Claro: 60 pontos de fiscalização Itapetininga: 51 pontos de fiscalização Cubatão: 44 pontos de fiscalização Presidente Prudente: 44 pontos de fiscalização São José do Rio Preto: 36 pontos de fiscalização Assis: 35 pontos de fiscalização Ribeirão Preto: 31 pontos de fiscalização Bauru: 29 pontos de fiscalização Barretos: 26 pontos de fiscalização Araraquara: 16 pontos de fiscalização Araçatuba: 15 pontos de fiscalização Os equipamentos serão divididos da seguinte maneira: 344 radares do tipo fixo controlador eletrônico de velocidade: fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de seu ponto específico; 192 radares classificatórios do tipo fixo controlador eletrônico composto: fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de seu ponto específico e diferenciar os veículos (vários eixos, veículos leves, motos, carros etc); 98 radares do tipo fixo redutor eletrônico de velocidade: fiscalizar a redução pontual de velocidade estabelecida em relação à velocidade diretriz da via, em trechos críticos e de vulnerabilidade dos usuários da via; 15 radares do tipo fixo redutor eletrônico composto: como as lombadas eletrônicas, por exemplo.

Rodovias de SP terão 649 novos radares em 2024, com investimento de R$ 196 milhões

Equipamentos serão instalados em rodovias de 14 regiões do estado, segundo edital. Além de fiscalizar a velocidade, radares farão leitura automática de placas e contagem de veículos. Rodovia Raposo Tavares Reprodução/DER-SP O governo do estado de São Paulo publicou, no último sábado (25), um edital de licitação para a instalação de 649 novos pontos de radares em trechos críticos de rodovias paulistas administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O investimento previsto é de R$ 196,8 milhões. Segundo a administração pública, São Paulo conta com quase 21,3 mil quilômetros de rodovias pavimentadas, sendo 12,2 mil quilômetros sob responsabilidade do DER e 9 mil quilômetros geridos por concessionárias. A malha rodoviária sob jurisdição do departamento não possui equipamentos fixos em operação. Os 649 equipamentos serão instalados em rodovias de 14 regiões do estado — e a previsão é que a instalação ocorra no primeiro semestre de 2024. Além de fiscalizar a velocidade, os radares farão a leitura automática de placas, a contagem de veículos e também vão transmitir as informações em tempo real para o DER. Número de novos radares por região: São Paulo: 124 pontos de fiscalização Campinas: 71 pontos de fiscalização Taubaté: 67 pontos de fiscalização Rio Claro: 60 pontos de fiscalização Itapetininga: 51 pontos de fiscalização Cubatão: 44 pontos de fiscalização Presidente Prudente: 44 pontos de fiscalização São José do Rio Preto: 36 pontos de fiscalização Assis: 35 pontos de fiscalização Ribeirão Preto: 31 pontos de fiscalização Bauru: 29 pontos de fiscalização Barretos: 26 pontos de fiscalização Araraquara: 16 pontos de fiscalização Araçatuba: 15 pontos de fiscalização Os equipamentos serão divididos da seguinte maneira: 344 radares do tipo fixo controlador eletrônico de velocidade: fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de seu ponto específico; 192 radares classificatórios do tipo fixo controlador eletrônico composto: fiscalizar o limite máximo de velocidade da via ou de seu ponto específico e diferenciar os veículos (vários eixos, veículos leves, motos, carros etc); 98 radares do tipo fixo redutor eletrônico de velocidade: fiscalizar a redução pontual de velocidade estabelecida em relação à velocidade diretriz da via, em trechos críticos e de vulnerabilidade dos usuários da via; 15 radares do tipo fixo redutor eletrônico composto: como as lombadas eletrônicas, por exemplo.