Enecult: encontro em formato híbrido debate novos desafios e oportunidades para profissionais da Cultura; saiba mais

Mesas de debates e lançamentos de livro estão na programação. Atividades presenciais vão acontecer na Faculdade de Comunicação da UFBA, em Salvador.

Enecult: encontro em formato híbrido debate novos desafios e oportunidades para profissionais da Cultura; saiba mais

Os novos desafios para os profissionais que atuam na área da Cultura, as configurações do mercado de trabalho e os cenários possíveis com a retomada das atividades presenciais estarão em debate na 18ª edição do Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), que acontecerá em formato híbrido. A programação completa está disponível no site do evento.

O evento começa na terça (9) e segue até sexta (12). As atividades presenciais vão acontecer na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, - com transmissão pelo canal do Enecult na internet - no Cinema do Museu e no Palacete das Artes, também na capital baiana. A programação é aberta ao público.

O encontro vai reunir mais de mil profissionais e pesquisadores da Cultura de todo o Brasil, América Latina e Europa. A programação conta também com mesas e sessões de apresentação de trabalhos realizadas online.

No total, o encontro terá 26 mesas de debate, com a participação de trabalhadores e pesquisadores da Cultura, como a curadora, pesquisadora e professora Sandra Benites Guarani Nhandewa, a cineasta Laís Bodanzky, o rapper, pesquisador e fundador do Instituto Enraizados, Dudu de Morro Agudo, a cantora e pesquisadora Mariella Santiago, a artista e fundadora da Banda Yayá Muxima, Víviam Caroline, o pesquisador e professor argentino, Emiliano Firmani, também fundador da editora especializada em políticas culturais RGC ediciones e diretor da Revista Gestión Cultural, e Fabiano Piúba, secretário da Cultura do Ceará.

Com o tema "Os novos desafios para o trabalhador da cultura", a mesa de abertura será realizada às 10h de terça-feira, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBA, no bairro de Ondina, com a participação dos profissionais Liliana Segnini (Unicamp), Maylla Pita (Juntó Educação), Gustavo Portella (UFRJ) e Carmen Lima (Uneb).

Durante o encontro também serão apresentados resultados inéditos da pesquisa Panorama Nacional da Lei Aldir Blanc, desenvolvida pelo Observatório da Economia Criativa (OBEC) e parceiros. Os dados preliminares do estudo foram utilizados para apoiar os esforços de mobilização para reversão do veto à Lei Aldir Blanc 2 e Lei Paulo Gustavo. A mesa acontecerá na sexta-feira, às 10h, na Facom.

 

Sobre o Enecult

 

Em seus 17 anos, mais de 10 mil participantes já passaram pelo evento, com mais de 3 mil trabalhos foram apresentados.

O evento contou com mais 300 pesquisadores de referência mundial convidados, a exemplo de Mia Couto (Moçambique), Antonio Lafuente (Espanha), Armand Mattelart (França), Armando Silva (Colômbia), Daniel Gonzalez (Argentina), Daniel Mato (Venezuela), entre outros.

Fonte:Enecult: encontro em formato híbrido debate novos desafios e oportunidades para profissionais da Cultura; saiba mais | Bahia | G1 (globo.com)